Skip navigation

O meu primeiro contato com a arte de rua surgiu de um trabalho da UAM, nos anos 90, com uma analise semiotica onde a fotografia era o tema, então fazendo as fotos fiquei maravilhada com as imagens. Naquela época, uma novidade dentro da faculdade, o que valia era o estudo sobre as fotos, não se discutia muito o grafite como arte. Ainda!

Desse tempo pra ca, a arte de rua evoluiu junto com as pessoas, lado a lado com a cultura da vida, ela progrediu e mostrou ao mundo que não veio do nada, ela veio de Jean Michel Basquiat, veio de Vallauri aqui no Brasil, entre outros. E a arte de rua se transformou numa enorme galeria de arte ao ar livre.  por um lado , se o mundo evoluiu tecnologicamente, a arte de rua acompanhou e evoluiu também.

Essa arte, hoje no Brasil, ultrapassa os limites da rua, além da presença fiel em muros de todo o mundo, ela se apresenta nas ruas , galerias, estampada em produtos,  apoiada por fundações de peso, como a Cartier, ela tomou formas e cresceu, e, definitivamente, foi pra faculdade.

Vingou tanto que hoje faz parte de um projeto de uma das mais importantes universidades do Brasil; que abriu um projeto chamado Parede Viva, un projeto de transformação das paredes da universidade em murais artisticos, criados por artistas de rua, entre tantos outros projetos espalhados pelo mundo.

O reconhecimento por ela é presente.

Porém, alguns ainda a consideram uma arte marginal, vulgar e suja. Uma pena para eles. Vejam o caso do Minhocão, apagaram tudo, pintaram tudo de beige. Particularmente para o Minhocão, espero que empresas como a Montana criem tecnologias rapidamente para grafites em paredes lavaveis.

E o que importa é que a essencia e a cultura da arte de rua não foram  apagadas.

Ao contrario, essa arte hoje, é graduada.

photo 2: Caio Antunes http://www.flickr.com/photos/paredeviva/page3/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: